Quais remédios podem ser usados em casos de dengue?
Especialista explica quais medicações são recomendadas e quais precisam ser evitadas
Segundo levantamento realizado pelo Google com exclusivamente para a CNN, entre os termos mais buscados no Brasil nos últimos 30 dias em relação à dengue, estão perguntas relacionadas ao tratamento da doença e quais remédios são indicados em caso de suspeita de dengue.
A CNN começa a campanha de prestação de serviços “Juntos Contra a Dengue – Uma ação CNN Brasil”, que tem o objetivo de alertar o público sobre os sintomas, como prevenir e tudo o que envolve essa doença que vem trazendo riscos à população.
Para esclarecer sobre a medicação e o tratamento ideal para a dengue, a CNN ouviu a médica Maura Salaroli, infectologista do Hospital Sírio Libanês. Segundo a especialista, em casos de sintomas da dengue, o recomendado é o uso de dipirona ou de paracetamol.
“É importante evitar anti-inflamatórios, sejam eles do tipo AAS, anti-inflamatórios não esteroides, como diclofenaco e ibuprofeno, e os corticoides, como a prednisona. Isso porque esses medicamentos proporcionaram hemorragias”, explica Salaroli.
Ainda segundo a médica, para as pessoas assintomáticas, o tratamento da dengue se baseia em hidratação. “Não existe nenhum antiviral que vai conseguir matar o vírus da dengue”.
Remédios que podem ser usados:
- Dipirona
- Paracetamol
Remédios que não podem ser usados:
- Salicilatos (AAS)
- Ibuprofeno
- Corticoides
Da CNN