Quaest: brasileiros contra impeachment de Moraes são 52%; a favor, 36%
Levantamento ouviu 2.004 pessoas entre 12 e 14 de setembro; margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos
Um impeachment de Alexandre de Moraes do cargo de ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) é reprovada por 52% dos brasileiros, mostra pesquisa Genial/Quaest publicada nesta quarta-feira (17).
Os que são favoráveis à retirada do magistrado da Corte somam 36%. Os indecisos ou que não responderam à pergunta, 12%.
A quantidade dos que recusam um impeachment de Moraes cresceu nove pontos percentuais em apenas um mês. No último levantamento realizado pela Genial/Quaest, em agosto deste ano, a porcentagem era de 43%.
Já os que aprovam diminuíram dez pontos percentuais, saindo de 46% no mesmo período para os 36% de hoje.
Moraes é responsável por diversos casos do Supremo, alguns deles envolvendo temas como a condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e três meses de prisão.
Em agosto deste ano, parlamentares de oposição apresentaram um pedido de impeachment contra Moraes, acusando o magistrado da Suprema Corte de abuso de autoridade, censura, perseguição política e desrespeito à imunidade parlamentar.
Para que um ministro do STF sofra impeachment, contudo, o processo é longo e depende inicialmente do aceite do presidente do Senado, órgão responsável por julgar crimes de responsabilidade relacionados aos magistrados, como explicou a CNN aqui.
O levantamento ouviu 2.004 pessoas com 16 anos ou mais presencialmente entre os dias 12 e 14 de setembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Você acha que Alexandre de Moraes deveria sofrer um impeachment?
Não: 52% (43% em agosto)
Sim: 36% (46% em agosto)
Não sabe/não respondeu: 12% (11% em agosto)