Protestos contra o fechamento do MinC já chegam a 18 cidades
Pelo menos 18 capitais já registram protestos contra o fim do Ministério da Cultura (Minc). Os grupos protestam contra a decisão do presidente interino, Michel Temer, de transferir as atribuições do MinC para a pasta da Educação.
Em boa parte das cidades, os locais ocupados são sedes da Fundação Nacional das Artes (Funarte) e do Instituto Nacional do Patrimônio Histórico e Artístco Nacional (Iphan).
Em São Paulo, milhares de manifestantes que ocupam o prédio da Funarte, saíram pelas ruas do centro em protesto contra o fim do ministério contra o governo que consideram ilegítmo de Michel Temer .
Em Florianópolis a Rua Conselheiro Mafra foi tomada pelos manifestantes, em frente a ocupação da sede do MinC. Segundo os organizadores, eles só vão se retirar depois que o MinC voltar a ser estabelecido.
Em Maceio, manifestantes ocuparam o prédio do Iphan e protestam também pela saída de Michel Temer. Um dos manifestantes, Udson Pinheiro Araújo, declarou que entende que a extinção do Ministério da Cultura é apenas um dos ataques que têm sido feitos sistematicamente contra os direitos voltados à população em vulnerabilidade social.
Em Porto Alegre, o Prédio do Iphan também foi ocupado e os manifestantes do meio artístico passaram a noite desta quinta-feira no local.
Além dessas cidades, foram registradas ocupações também em Natal, Cuiabá, Belém, São Luís, Belo Horizonte, Brasília, Aracaju, Rio de Janeiro, João Pessoa, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Macapá e Recife.
POR NOTÍCIAS AO MINUTO