Principal diplomata da UE diz que “o mundo livre precisa de um novo líder”

01/03/2025 06h02 - Atualizado há 1 mês

Declaração foi feita depois que o presidente dos EUA, Donald Trump, discutiu com o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, em frente à imprensa na tarde de sexta-feira (28)

Cb image default
A principal diplomata da União Europeia, Kaja Kallas, defendeu o apoio à Ucrânia após a discussão entre Trump e Zelensky • 12/01/2025 REUTERS/Hamad I Mohammed

A principal diplomata da União Europeia, Kaja Kallas, disse na sexta-feira (28) que está “claro que o mundo livre precisa de um novo líder”, após a discussão entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky.

“A Ucrânia é a Europa! Nós apoiamos a Ucrânia. Intensificaremos nosso apoio à Ucrânia para que ela possa continuar a combater o agressor”, disse Kallas no X (antigo Twitter). “Hoje, ficou claro que o mundo livre precisa de um novo líder. Cabe a nós, europeus, aceitar esse desafio”, acrescentou.

Os líderes da UE também emitiram uma declaração conjunta na sexta-feira pedindo a Zelensky que “seja forte”.

“Sua dignidade honra a bravura do povo ucraniano. Seja forte, seja corajoso, seja destemido. Você nunca está sozinho, caro presidente Zelensky. Continuaremos a trabalhar com você por uma paz justa e duradoura”, escreveram a presidente da Comissão, Ursula von der Leyen, o presidente do Conselho, António Costa, e a presidente do Parlamento, Roberta Metsola.

Enquanto isso, um diplomata europeu disse à CNN que nunca havia visto “tamanha enxurrada de acusações” contra o líder de uma nação invadida.

“Estou chocado. Nunca vi tamanha enxurrada de acusações em nível oficial contra o líder de um país que foi atacado por um Estado agressor”, disse o diplomata, sob condição de anonimato.

“É difícil prever o que acontecerá em seguida. Esperemos que o presidente Trump volte a ter melhores sentimentos em relação ao presidente Zelensky”, concluiu.

Da CNN