Polêmico, parque temático para crianças ensina a usar granadas e armas pesadas
Um parque temático no Irã simula situações de guerra e permite que seus visitantes “brinquem” com armamentos pesados, como AK-47s e granadas, vem causando polêmica no mundo já que o público-alvo do local são crianças de 8 a 13 anos. As informações são do jornal britânico The Sun.
O “Parque para Crianças Revolucionárias” tem o intuito de ensinar os nvisitantes mirins a se preparar para lutar contra o Ocidente.
Entre as principais atrações estão os tutoriais de como atirar contra bandeiras norte-americanas e contra um retrato do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, conhecido como um intermediário de Washington no Oriente Médio.
O Estado Islâmico também é outro alvo que os aprendizes aprendem a combater em réplicas de torres de controle. Não bastassem os tutoriais de armamentos, as crianças são ensinadas a operar bombas e a desviar de minas terrestres.
Acordo em Risco
Em março deste ano, uma operação chamada Força, o Exército dos Guardiões da Revolução Islâmica do Irã iniciou um programa de testes de mísseis balísticos em várias partes do país.
Segundo a agência local Fars, a iniciativa teve como objetivo demonstrar a capacidade preventiva e a prontidão de Teerã para enfrentar qualquer tipo de ameaça contra a revolução, o sistema e a integridade territorial do país.
O slogan da manobra é demonstrar um poder duradouro, firmeza, unidade e coerência. A operação será dividida em várias fases e entre diversas áreas do Irã, com o lançamento de mísseis abrigados em silos subterrâneos.
O Irã está nvolvido na guerra civil da Síria, lutando ao lado do regime de Bashar al-Assad contra os rebeldes apoiados pela Arábia Saudita e pelos emirados sunitas do Oriente Médio. Mais do que uma crise interna, o conflito tem exposto a batalha por influência na região, principalmente entre Teerã e Riad.
O acordo de Teerã com as potências do grupo 5+1 (Estados Unidos, Reino Unido, França, China, Rússia e Alemanha) sobre o seu programa nuclear, que levou à eliminação das sanções impostas à economia iraniana nos últimos anos.
Com a vitória de Trump, o rumo do acordo é incerto, aumentando a tensão na região e colocando me risco a vida de milhares de civis e, principalmente, crianças.
Ig