PF prende no Rio de Janeiro suspeito de participação em atos terroristas de 8 de janeiro
O comerciante Diego Ventura, apontado como um dos chefes dos ataques em Brasília, foi localizado em Campos dos Goytacazes
O homem apontado como um dos chefes dos ataques de 8 de janeiro, em Brasília, foi preso nesta sexta-feira (21) no Rio de Janeiro.
O comerciante Diego Ventura foi localizado em Campos dos Goytacazes, no norte do estado, a cerca de 240 km da capital.
O suspeito teve a prisão preventiva determinada pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. Até o momento, a defesa dele não se manifestou.
A prisão ocorreu no âmbito da Operação Lesa Pátria, que investiga golpistas — incluindo financiadores — que participaram dos ataques terroristas do começo do ano, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o prédio do Supremo Tribunal Federal foram invadidos e depredados.
Mandados de prisão
Até o fim do mês passado, a Lesa Pátria, que tem caráter permanente, tinha cumprido 68 mandados de prisão e 206 de busca e apreensão e instaurado 17 inquéritos.
Segundo a PF, os fatos investigados pela operação constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
A PF disponibiliza o email [email protected] para receber informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas.
Da Agência Brasil, com R7 e Record TV