ONU deve votar acordo nuclear do Irã na próxima semana, dizem diplomatas

16/07/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

O Conselho de Segurança da ONU deve votar na próxima semana uma resolução para endossar o acordo sobre o programa nuclear iraniano e encerrar determinadas sanções, mas continuar com vetos sobre armas e tecnologia de mísseis balísticos, disseram diplomatas.

Os Estados Unidos vão circular o esboço da resolução entre os 15 membros do Conselho de Segurança na quarta-feira, segundo diplomatas da ONU, falando sob condição de anonimato.

Sob um acordo fechado pelo Irã com potências mundiais em Viena na terça-feira, o Irã concordou em uma limitação de longo prazo em seu programa nuclear, que o Ocidente suspeita ter como objetivo fabricar uma bomba atômica. O Irã diz que seu trabalho atômico é totalmente pacífico.

Em troca, os Estados Unidos, a União Europeia e a ONU vão remover sanções impostas ao Irã.

O acordo estipula que a remoção das sanções da ONU será simultânea à verificação pela Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) da implementação pelo Irã de medidas relacionadas ao acordo nuclear.

Na próxima semana o Conselho de Segurança vai reconhecer o programa de enriquecimento de um país em desenvolvimento, disse o chanceler do Irã, Javad Zarif, segundo a agência estatal de notícias Irna, na chegada ao aeroporto de Teerã. “Nossas medidas vão começar quando todas as sanções forem retiradas. Esperamos que em mais ou menos quatro meses as medidas tomadas por ambas as partes mostrem resultados e a implementação do acordo comece.

Reuters