Onda de calor: veja mapa atualizado das regiões afetadas
Nova previsão mostra que mais estados vão sentir o fenômeno
Uma nova onda de calor sufocante começou a elevar as temperaturas no Brasil a partir desta quinta-feira (14).
Segundo a porta-voz da Climatempo Maria Calar Sassaki, a onda de calor acontece em um período de, no mínimo, cinco dias, em que as temperaturas máximas ficam cerca de 5°C acima da média. “Em São Paulo, por exemplo, a média de dezembro é 28°C. Agora, temos previsão de 33°C”.
A Climatempo produziu um mapa para explicar as regiões afetadas, com divisões em duas áreas.
Vermelho: temperaturas mais de 5°C acima da média
Laranja: temperaturas entre 3°C e 5°C acima da média
Veja diferença entre os mapas:
No primeiro mapa, a região vermelha estava bem menor. Agora, a previsão mudou e mostra que quase todos os estados brasileiros vão sentir o fenômeno.
Antes, a região vermelha abrangia todo o estado de Mato Grosso do Sul e Goiás, além de parte de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Tocantins e Mato Grosso.
Agora, a região vermelha abrange também todos os estados da região sul e parte de Rondônia.
A especialista explica que a região em vermelho se ampliou porque as frentes que vão passar na costa brasileira serão mais fracas do que o previsto anteriormente, o que faz a temperatura subir.
“As próximas frentes frias serão mais costeiras e fracas, não conseguem levar umidade para o Rio Grande do Sul. Com isso, os ventos quentes do quadrante norte ficam mais intensos e potencializam a magnitude das temperaturas”, explica Sassaki.
Duda Cambraia da CNN