O que fazer para se tornar um revendedor de hospedagens web

19/11/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

Presente em todos os segmentos da vida moderna, a internet tornou-se há tempos uma importante plataforma de atuação de empresas e negócios. Diversas agências e estabelecimentos encontram na web ótimas oportunidades de trabalho, que envolvem tanto a interface disponível aos usuários quanto os sistemas relacionados ao funcionamento e à ancoragem dos domínios.

Um tipo de serviço que tem ganhado força nos últimos anos é a revenda de hospedagem. Essa atividade envolve procedimentos simples, com os quais é possível criar uma nova empresa ou diversificar os serviços oferecidos por alguma já existente.

Tem interesse em criar um serviço de revenda de hospedagem? Confira abaixo algumas dicas para abrir um negócio de sucesso!

O que é?

Todos os sites em funcionamento precisam estar hospedados em um servidor. Para isso, existem as empresas que fazem essa hospedagem mediante um pagamento periódico. No caso da revenda, o trabalho consiste em utilizar um servidor externo para oferecer a hospedagem aos seus clientes. Assim, você aluga os diretos de hospedagem em um determinado servidor e o repassa ao seu público.

Como começar?

O primeiro passo é procurar uma empresa que alugue para você a hospedagem e permita a revenda. Uma vez encontrado esse backend, é preciso certificar-se de que ele é seguro e estável. É importante também checar a disponibilidade de atendimento e manutenção no caso de eventuais problemas. Quando todas as questões estiverem esclarecidas e estiver estabelecido o contrato e as condições envolvidas, basta vender aos seus próprios consumidores a hospedagem para os sites.

Público

Em qual segmento a sua empresa irá atuar? Agências de desenvolvimento de site, por exemplo, podem prospectar a revenda entre seus próprios clientes, enquanto empresas recém-abertas obtém mais sucesso ao se focarem em um segmento específico (hospedagem de sites de moda, por exemplo), pois tornam-se conhecidas naquele meio e desfrutam de propaganda voluntária.

Manutenção

O backend fornece um painel de controle à empresa de revenda, no qual é possível monitorar o site e utilizar diversas ferramentas de ajustes e personalização. Quando a empresa faz a revenda, nem todos esses comandos estão disponíveis ao cliente, pois alguns tipos de manutenção e controle devem ser feitos pela própria revenda. Por isso, é importante ter domínio das atividades e conhecimento necessário para manter o bom funcionamento da hospedagem e resolver possíveis falhas.

Fonte: A Tribuna News