Motoristas admitem que utilizam o celular enquanto dirigem; revela pesquisa
O avanço tecnológico e a necessidade de interação diante da instantaneidade dos acontecimentos podem também trazer reflexos negativos para motoristas e pedestres. Um levantamento feito com condutores de veículos apontou que 51,9% deles admitiu utilizar o celular enquanto dirige. A combinação pode colocar em risco a sua própria vida, a de transeuntes e de outros motoristas.
A pesquisa foi feita com 2.686 motoristas. As justificativas dos motoristas apontadas na pesquisa são as mais variadas. A urgência em responder uma mensagem e a importância de atender uma determinada chamada estão entre as principais. O perigo no trânsito também pode ser reforçado pelo uso de aplicativos de música e de localização, em casos que muitos motoristas o acionam quando já estão no trânsito.
A pesquisa ainda traz outros dados preocupantes. No levantamento, 29% dos motoristas reconheceram que dirigem em velocidade acima do que é permitido em lei. Outros 16% disseram que não respeitam a distância mínima de segurança em relação ao carro da frente. Dos condutores que afirmaram não usar o celular enquanto estão ao volante, 74,7% se negam a fazer isso por questões de segurança ante a 15,9% que não querem ser multados.
Punições
O ato de dirigir com o celular em mãos é considerado como infração gravíssima. O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê a perda de 7 pontos na carteira e multa de R$ 293,00 para quem for pego com essa conduta. A pesquisa foi feita por uma companhia do setor de concessões de rodovias no Brasil.
Agência CNM, com informações do Bom dia Brasil
A Tribuna News
Foto: reprodução