Migração dos EUA publica política de prender pessoas sem documentos nos tribunais

02/02/2018 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

O escritório americano de migração divulgou nesta semana uma diretriz do governo federal que autoriza seus agentes a prender imigrantes que comparecem aos tribunais sem os documentos migratórios atualizados, uma prática que vinha sendo denunciada por ativistas de direitos humanos.

A diretriz estabelece que o escritório de Migração e Alfândega (ICE na sigla em inglês) pode prender imigrantes com casos pendentes de deportação em cortes federais, estatais e locais.

Assinada por Thomas Homan, diretor interino do ICE, a ordem explica que essas prisões são mais seguras porque os oficiais têm a garantia de que os imigrantes não estarão armados.

Os indivíduos que entram nos tribunais normalmente são registrados por funcionários das forças de ordem em busca de armas ou contrabando. Por isso, as ações para fazer cumprir a lei migratória que se tomem dentro dos tribunais podem reduzir riscos, diz o texto publicado na quarta-feira na página do ICE.

O documento está datado de 10 de janeiro deste ano.

Um alto oficial do ICE informou a jornalistas que seu objetivo são estrangeiros com condenações criminais, membros de gangues, pessoas que entraram de novo ilegalmente depois de serem deportadas ou aqueles que não cumpriram ordem de deportação.

O escritório também explicou que a negativa das cidades santuário de colaborar com o ICE gerou o aumento das prisões nos tribunais.

De acordo com os grupos pró-imigrantes, esta política afasta os imigrantes do acesso à justiça.

Yahoo

Foto: AFP