Mapa do Turismo Brasileiro lista municípios do país
Com o objetivo de facilitar as políticas públicas das cidades turísticas do Brasil, o Ministério do Turismo dividiu municípios em cinco categorias a partir de quatro características econômicas: número de empregos, quantidade de estabelecimentos formais voltados para a hospedagem, estimativa de turistas domésticos e estimativa de turistas internacionais.
As 27 capitais brasileiras estão entre as 51 cidades classificadas na categoria A, já que apresentam o maior número de todos os atributos. Em entrevista a órgãos oficiais do governo, o ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves afirmou que “a intenção não é hierarquizar os municípios, mas sim agrupá-los de forma que possamos traçar parâmetros para atendimento a diferentes necessidades”.
O programa de categorização recebe o apoio de secretarias municipais e estaduais do setor, do Senado e do Tribunal de Contas da União (TCU).
A versão mais recente do Mapa do Turismo Brasileiro conta com mais de 3 mil municípios e é constantemente atualizado.
Destinos turísticos
As outras cidades de categoria “A” fazem parte de rotas turísticas tradicionais e pertencem a nove estados diferentes. São elas: Porto Seguro (BA), Ipojuca (Porto de Galinhas, PE), Armação de Búzios (RJ), Campos do Jordão (SP), Guarapari (ES), Balneário Camboriú (SC), Foz do Iguaçu (PR), Gramado (RS) e Caldas Novas (GO).
Campos do Jordão e Gramado são pontos turísticos muito procurados durante o inverno, portanto é comum encontrar preços altos de serviços e hospedagem. Uma alternativa para quem quer fugir da alta concentração de pessoas é visitar agora os destinos mais populares no verão.
Uma boa ajuda é monitorar preços de passagens aéreas a partir de sites de agências de viagens online, como a Viajanet, bem como as utilizar suas ferramentas.
A Tribuna News