Magnata adquire fazenda histórica nos EUA avaliada em US$ 725 milhões
O magnata dos setores esportivo e imobiliário Stan Kroenke adquiriu o histórico rancho Waggoner, no Texas, nos Estados Unidos, informaram nesta quinta-feira (11) representantes da propriedade, uma das maiores do país e com extensão superior a de alguns dos menores países do mundo.
Os detalhes da transação não foram divulgados, mas a propriedade era avaliada em US$ 725 milhões desde que a família Waggoner a colocou à venda em 2014, após duas décadas de disputas e ações nos tribunais.
Trata-se da segunda maior fazenda do país, atrás apenas da King Ranch, que também fica no Texas. A propriedade ocupa cerca de 2.070 km² e se estende por seis condados do norte de estado.
Sua superfície é quatro vezes maior que Andorra e tem o dobro do tamanho de Hong Kong. Além disso, a fazenda é maior que as cidades de Nova York e Los Angeles juntas.
É uma oportunidade incrível e uma responsabilidade ainda maior. É uma honra assumir a propriedade Waggoner, um verdadeiro símbolo do Texas e dos EUA, afirmou em comunicado Kroenke, que é proprietário de diversas franquias esportivas.
O magnata é dono do Los Angeles Rams, da liga de futebol americano dos EUA (NFL); do Denver Nuggets, da liga de basquete (NBA); do Colorado Avalanche, da liga de hóquei no gelo (NHL); do Colorado Rapids, da principal liga de futebol do país, a Major League Soccer (MLS); e também do Arsenal, equipe da primeira divisão da Inglaterra.
Segundo a emissora Bloomberg, Kroenke também possui outras 11 propriedades em Montana, Wyoming, Arizona e Canadá e é casado com uma herdeira do grupo multinacional Wal-Mart.
Kroenke considera o Waggoner a joia da coroa de todos os ranchos e tem a intenção de seguir com o negócio. Não se trata de um divertimento para ele, disse Bernard Uechtritz, o agente imobiliário que vendeu a propriedade.
A compra do rancho Waggoner inclui tudo o que está dentro da propriedade: milhares de cabeças de gado, cerca de 500 cavalos, mil poços de petróleo e mais de 12 mil hectares de plantações. Também há cervos, javalis, codornas, aves aquáticas e fauna selvagem, assim como lagos e riachos.
A família Waggoner se estabeleceu nesse terreno em 1849 e, até agora, a fazenda sempre esteve em suas mãos.
Foi um processo emotivo no qual buscamos um novo proprietário que tivesse um profundo sentido da tradição, amor pela terra e lealdade aos trabalhadores. Temos certeza que Stan será um grande administrador da herança Waggoner, disse Bradley Wharton, representante da família.
G1 Globo