Líder da maioria no Senado dos EUA critica Netanyahu e pede eleições em Israel

15/03/2024 04h58 - Atualizado há 8 mêses

Chuck Schumer disse que o primeiro-ministro se perdeu ao permitir que sua sobrevivência política tivesse precedência sobre os melhores interesses do país

Cb image default

Líder da maioria no Senado dos Estados Unidos, Chuck Schumer, fala à imprensa no Congresso, em Washington, EUA

12/03/2024REUTERS/Craig Hudson

O líder da maioria no Senado, Chuck Schumer, criticou o governo de Israel e pediu novas eleições em um discurso sobre a guerra entre Israel e Hamas no plenário do Senado.

“Como apoiador de Israel ao longo da vida, tornou-se claro para mim: a coligação Netanyahu já não se adapta às necessidades de Israel depois de 7 de outubro”, disse ele, acrescentando que o mundo mudou radicalmente desde os ataques de outubro.

Schumer disse que respeitava a “extraordinária bravura de Israel no campo de batalha quando era jovem” do primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e acreditava que sua “maior prioridade é a segurança de Israel”.

“No entanto, também acredito que o primeiro-ministro Netanyahu se perdeu ao permitir que a sua sobrevivência política tivesse precedência sobre os melhores interesses de Israel”, disse Schumer.

No seu discurso, Schumer disse que os israelenses precisavam de considerar se deveriam mudar o rumo sobre a forma como Israel está travando a sua guerra contra o Hamas e sugeriu que novas eleições seriam o caminho para o fazer.

“Acredito que uma nova eleição é a única forma de permitir um processo de tomada de decisão saudável e aberto sobre o futuro de Israel, numa altura em que tantos israelenses perderam a confiança na visão e na direção do seu governo.”

Clare Foran da CNN