Libra cai após anúncio de data de ruptura com a UE

03/10/2016 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

A libra esterlina caiu nesta segunda-feira ao nível mais baixo em relação ao euro em três anos, depois do anúncio do calendário do Brexit, e o ministro das Finanças admitiu que a economia enfrenta turbulências.

Devemos esperar algumas turbulências enquanto avançamos neste processo negociador, disse à BBC o ministro Philip Hammond, que nesta segunda-feira pronunciou um discurso no Congresso anual dos conservadores britânicos celebrado em Birmingham, centro da Inglaterra.

Haverá um período de um par de anos ou quem sabe mais do que isso em que as empresas não saberão qual acabará sendo o estado final de nossas relações com a União Europeia, avaliou o ministro.

Hammond admitiu que as empresas estão atrasando investimentos por conta da incerteza e que o grande desafio será manter estável a confiança dos consumidores e das empresas.

Em seu discurso em Birmingham, Hammond disse que durante o processo negociador, o governo britânico estará disposto a tomar todas as medidas necessárias para proteger a economia.

A primeira ministra britânica, Theresa May, anunciou no último domingo que o Reino Unido ativará antes do final de março de 2017 o processo para retirar o país da União Europeia.

Após essa notificação oficial, ambas as partes terão dois anos para negociar a saída do Reino Unido.

Em resposta ao anúncio de May, a libra esterlina caiu nesta segunda-feira a seu nível mais baixo em relação ao euro nos últimos três anos.

No começo das operações desta segunda-feira, um euro valia 87,46 pences, o preço mais baixo em relação à libra desde agosto de 2013. Nesta tarde, caiu para 1,2818 dólares por una libra, sua cotação mais baixa desde julho, levemente acima da de 1985.

A Bolsa de Londres fechou em alta de 1,22%, aproveitando que a queda da libra beneficiará muitas multinacionais britânicas exportadoras.

Yahoo