La la Land empata com Titanic e A Malvada com 14 indicações ao Oscar

24/01/2017 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood divulgou nesta terça-feira os indicados ao Oscar 2017, com La La Land - Cantando estações liderando a lista com 14 indicações, igualando o recorde de Titanic (1997) e A malvada (1950).

O filme, que faz um tributo à Época de Ouro dos musicais de Hollyhood, concorre ao prêmio de Melhor Filme, de Melhor Diretor para Damien Chazelle e de Melhor Ator e Melhor Atriz para Ryan Gosling e Emma Stone.

A Chegada e Moonlight - Sob a Luz do Luar também estão entre os favoritos com 8 indicações cada um.

Depois de arrasar no Globo de Ouro, onde levou os sete prêmios para os quais foi indicado, o filme também pode ganhar por melhor fotografia, figurino, edição, trilha sonora, canção original (disputam City of Stars e Audition), design de produção, edição de som e roteiro original.

Em segundo lugar, ficaram a ficção científica A chegada e o drama Moonlight: sob a luz do luar, ambas com oito indicações.

Até o último homem, de Mel Gibson, Lion: Uma jornada para casa, de Garth Davis, assim como Manchester à beira mar, de Kenneth Lonergan, receberam seis indicações.

- Um Oscar mais colorido -

O anúncio das principais categorias, que totalizam 24, começou às 5h18 locais (11h18 de Brasília) em transmissão realizada exclusivamente pela internet, com uma mensagem pré-gravada pelos indicadores e ganhadores, algo inédito até hoje.

Land of Mine (Dinamarca), A Man Called Ove (Suécia), The Salesman (Irán), Tanna (Austrália) e Toni Erdmann (Alemanha) foram os cinco indicados a melhor filme estrangeiro.

As indicações para Mahershala Ali, Naomie Harris e Jenkins por Moonlight, assim como as de Denzel Washington e Viola Davis por Fences; Dev Patel (Lion), Octavia Spencer (Estrelas além do tempo) e Ruth Negga (Loving: o amor é tudo) dão um pouco de cor ao Oscar, depois de dois anos de apenas atores e diretores brancos indicados.

A falta de diversidade desatou revolta nas redes sociais com a hastag #OscarsSoWhite (Oscar tão branco).

A cerimônia de premiação do Oscar 2017 será realizada em 26 de fevereiro no teatro Dolby de Hollywood.

Yahoo