Kamala Harris tem 49% das intenções de voto, contra 47% de Trump, diz pesquisa

12/07/2024 04h25 - Atualizado há 4 mêses

Levantamento também aponta que Joe Biden e Trump estão empatados

Cb image default

Kamala Harris, Donald Trump e Joe Biden

REUTERS/Evelyn Hockstein/Evelyn Hockstein/Marco Bello

Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos, tem 49% das intenções de voto entre eleitores registrados, contra 47% de Donald Trump, segundo uma pesquisa Washington Post/ABC News/Ipsos, em um cenário em que ela disputará as eleições americanas pelo partido Democrata no lugar de Joe Biden.

Em outro cenário hipotético, Biden e Donald Trump aparecem empatados com 46%.

Maioria acha que Biden deveria desistir

O presidente dos Estados Unidos sofre pressão de dentro do próprio partido para que desista da candidatura à reeleição, após os questionamentos sobre sua aptidão física e mental aumentarem devido ao desempenho ruim no Debate da CNN, no final de junho.

A nova pesquisa revelou que 67% dos adultos consultados acham que Biden deveria desistir da campanha. Já 30% entendem que ele deveria continuar concorrendo, e 3% não responderam.

Já entre os democratas, 56% acham que Biden deve sair da disputa. Enquanto isso, 42% disseram que o presidente deve continuar, e 2% não responderam.

Quem deve substituir Biden?

Em uma pergunta aberta, os democratas e eleitores independentes que se inclinam a votar no partido Democrata puderam dizer quem escolheriam como candidato para disputar as eleições caso Joe Biden desista. Os três primeiros colocados foram:

Kamala Harris, vice-presidente dos EUA (29%)

Gavin Newson, governador da Califórnia (7%)

Michelle Obama, ex-primeira-dama (4%)

Para essa questão, foram consultados 1.255 democratas e eleitores independentes que se inclinam a votar no partido Democrata, com margem de erro de três pontos percentuais para mais ou para menos.

Republicanos mostram apoio à candidatura de Trump

O levantamento também questionou se Donald Trump deveria desistir da candidatura ou mantê-la.

Para 50% dos adultos consultados, o ex-presidente deveria deixar a disputa presidencial. Já 47% acham que ele deveria continuar concorrendo, e 3% não responderam.

Entretanto, a pesquisa revelou que Trump tem forte apoio entre os eleitores do partido Republicano, mesmo após ser condenado criminalmente e enfrentar outros processos na Justiça.

Para apenas 11% dos republicanos ouvidos, Donald Trump deveria deixar de concorrer. Já 88% acham que ele deve disputar as eleições, e 1% não respondeu.

Metodologia

A pesquisa Washington Post/ABC News/Ipsos ouviu 2.431 adultos dos Estados Unidos, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos em perguntas para esse público.

Além disso, foram consultados 825 democratas, com uma margem de erro de 3,5 pontos percentuais para mais ou para menos.

Também foram ouvidos e 697 republicanos, com margem de erro de 4 pontos percentuais em perguntas para esse público.

Quanto aos eleitores registrados, foram consultadas 2.041 pessoas, com margem de erro de dois pontos percentuais.

O levantamento aconteceu entre 5 e 9 de julho de 2024.

Tiago Tortella da CNN em São Paulo