HCor testa pílula única para prevenir infarto e AVC

23/08/2025 09h42 - Atualizado há 5 horas

Estudo clínico vai avaliar eficácia de medicamento que combina diferentes fármacos para tratamento de infarto, AVC e outras doenças do coração em 10 mil pacientes

Cb image default
Divulgação

O Instituto de Pesquisa do Hospital do Coração (HCor) iniciou a busca por voluntários para participar de um estudo clínico inovador que pretende revolucionar o tratamento de doenças cardiovasculares. A pesquisa vai avaliar a eficácia de uma pílula única que combina diferentes medicamentos utilizados no controle da pressão arterial, colesterol e coagulação sanguínea.

O estudo, que deve incluir até 10 mil pacientes com acompanhamento durante quatro anos, também testará a ação da Colchicina, um medicamento com efeito anti-inflamatório. O principal objetivo é simplificar a rotina dos pacientes, permitindo que tomem apenas um comprimido para o tratamento de múltiplas condições cardiovasculares.

Critérios de participação

Podem participar do estudo pessoas a partir de 45 anos que já enfrentaram complicações graves como infarto, derrame ou problemas relacionados à obstrução das artérias. A pesquisa será conduzida em diversos centros de pesquisa em diferentes estados brasileiros, não sendo necessário que os participantes se desloquem até São Paulo.

De acordo com Pedro Barros, pesquisador médico do HCor e coordenador do estudo, as doenças cardiovasculares são responsáveis por um terço das mortes no mundo. "Temos várias intervenções que podem reduzir esse risco cardiovascular, mas quando o paciente precisa usar um número grande de medicamentos, isso é um desafio para a adesão", explica.

O conceito da polipílula surge como uma solução tanto para pacientes quanto para médicos. "A estratégia da polipílula, embora sejam medicamentos conhecidos, deve melhorar tanto a inércia do médico na prescrição do medicamento, mas também a adesão do paciente, obtendo aí o benefício completo na redução do risco cardiovascular", afirma Barros.

Da CNN