Haddad diz que discurso da oposição atrapalha o Brasil: "vira-latismo"

30/07/2025 05h30 - Atualizado há 25 dias

Ministro da Fazenda elencou que governo brasileiro tem atuado em diferentes frentes para reverter tarifa dos EUA

Cb image default
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, em entrevista à CNN • Reprodução

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (29), em entrevista à CNN, que o discurso da oposição sobre a taxa dos 50% atrapalha o governo e o Brasil na negociação com os Estados Unidos.

"Eu vejo figuras da oposição querendo emplacar esse tipo de narrativa [de que o governo não está atuando para reverter a tarifa dos Estados Unidos]. O que eles fizeram? Ao invés de ajudar, eles estão atrapalhando", declarou.

"Ao invés da oposição ajudar, unir o país em uma agenda nacional", complementou ao responder que o governo federal está atuando em várias frentes. Ele classificou como "vira-latismo" posição de parlamentares da oposição.

Segundo o ministro, o governo americano mudou de postura desde maio deste ano na relação comercial com todos os países do mundo.

"O que o México está sofrendo é muito maior do que o Brasil está sofrendo. O que o Canadá está sofrendo é muito mais grave do que o Brasil está sofrendo", justificou Haddad.

O ministro da Fazenda ainda frisou que ele está trabalhando desde a possível taxação de 10% e que o vice-presidente Gerando Alckmin também está muito empenhado nas negociações para minimizar o tarifaço.

Davi Vittorazzi, da CNN, Brasília