Governo passa a bancar dois exames associados ao diagnóstico de câncer
A Secretaria Nacional de Saúde acrescentou à lista de exames bancados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) dois novos testes para a identificação de um vírus associados a dois tipos de câncer. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União nesta quarta-feira (27).
A partir de hoje, o SUS terá que pagar exames para identificar o HTLV-1, um retrovírus associado à leucemia humana em células T. Esse vírus é um dos causadores dos linfomas e da leucemia.
Estão autorizados testes para a detecção de RNA do HTLV-1, usando “ensaios moleculares do tipo PCR em tempo real, para detecção de RNA viral e para confirmação de soropositividade para HTLV-1, em caso já diagnosticado como leucemia/linfoma de células T do adulto (ATL)”.
O SUS vai pagar R$ 65 pelo exame, que poderá ser feito em pessoas com idades entre 19 e 130 anos.
Também faz parte do rol de procedimentos pagos pelo SUS a pesquisa de anticorpos antihtlv-1 (western blot). Esse exame é usado para “a detecção de anticorpos anti- HTLV-1 e confirmação de soropositividade para HTLV-1, em caso já diagnosticado como leucemia/linfoma de células T do adulto (ATL)”.
Por esse teste, o SUS vai pagar R$ 85. Também serão atendidos pacientes entre 19 e 130 anos de idade.
A cobertura passa a valer já nesta quarta-feira (27).
R7