França pede reunião urgente do Conselho de Segurança da ONU sobre Aleppo
A França pediu nesta quinta-feira (15) consultas urgentes a portas fechadas do Conselho de Segurança das Nações Unidas para tratar da evacuação de civis da cidade síria de Aleppo e de planos para envio de ajuda - informaram os diplomatas.
Hoje, as primeiras pessoas retiradas da cidade síria de Aleppo deixaram os bairros rebeldes a bordo de vários ônibus e ambulâncias, uma operação que deve selar a vitória do governo de Bashar al-Assad um mês após o lançamento de sua ofensiva para reconquistar a totalidade da segunda mais importante cidade do país.
O primeiro comboio a partir seguiu com 951 pessoas a bordo, incluindo 200 rebeldes e 108 feridos, segundo uma fonte militar.
A perda de Aleppo inflige uma significativa derrota para os rebeldes, que conquistaram a parte leste dessa cidade síria em 2012.
Segundo o embaixador francês na ONU, François Delattre, a reunião será provavelmente amanhã (sexta-feira), a portas fechadas, para que se tenha uma melhor ideia da situação no terreno.
Na conversa com a imprensa, Delattre mencionou a iniciativa europeia para o envio de observadores internacionais encarregados de supervisionar as retiradas em Aleppo.
França e Alemanha e outros aliados europeus - explicou o embaixador - trabalham em estreita cooperação sobre propostas concretas tendentes a garantir uma evacuação (de civis) em toda segurança e um acesso à ajuda humanitária em Aleppo.
Yahoo