Filho de Bolsonaro tenta convencer staff de Trump a lamentar ausência do pai durante evento de posse nos EUA

21/01/2025 05h40 - Atualizado há 2 mêses

Diálogos para que Trump mencione Bolsonaro em meio aos agradecimentos têm sido conduzidos por Eduardo Bolsonaro com Donald Trump Jr.

Cb image default
Foto: Daniel Marenco / Agência O Globo

O deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) foi aos Estados Unidos, onde representa a família na posse de Donald Trump, com a missão de fazer com que o mandatário americano cite o nome do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em seu discurso inaugural ou mesmo em algum vídeo gravado durante o evento. Os diálogos para que Trump mencione Bolsonaro em meio aos agradecimentos têm sido conduzidos por Eduardo Bolsonaro com Donald Trump Jr e o objetivo é fazer com que o presidente americano lamente a ausência do ex-presidente brasileiro, enquanto faz os agradecimentos aos chefes de estado presentes. Estarão presentes nomes como Javier Milei, presidente da Argentina, Nayib Bukele, presidente de El Salvador, e Giorgia Meloni, primeira-ministra da Itália.

Ao mencionar Bolsonaro, aliados o reforçariam como único nome viável deste campo político, respeitado por autoridades internacionais, e com isto refutariam outros nomes que se insurgem neste campo político, como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), e o cantor Gusttavo Lima, que sonham em concorrer ao Palácio do Planalto nas próximas eleições. Ausente à posse de Trump por não ter conseguido autorização para deixar o Brasil, Bolsonaro também é representado no exterior pela ex-primeira dama Michelle Bolsonaro que fez uma videochamada com o marido durante um jantar de gala em Washington neste domingo. O momento foi registrado por Eduardo em um vídeo publicado nas redes sociais.

Por Gabriel Sabóia

O GLOBO 100