Explosão em mercado de fogos de artifício no México mata 36 e deixa 72 feridos

21/12/2016 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

Uma explosão em um mercado especializado em fogos de artifício matou 36 pessoas nesta terça-feira (20) na comunidade de Tulpetec, no subúrbio da Cidade do México, segundo informações do procurador Alejandro Gómez. As informações são da agência AFP.

No local dos fatos contamos 26 corpos sem vida, relatou à imprensa o procurador do Estado do México. De acordo com a Polícia Federal, pelo menos 72 feridos, muitos deles em estado grave, foram levados a hospitais da região. Em alguns casos foi preciso retirar os feridos do local por via aérea. Ainda segundo autoridades locais, existem muitas pessoas que ainda estão desaparecidas após a explosão.

A explosão aconteceu às 14h50 local (18h50 Brasília) no mercado de fogos conhecido como San Pablito, com muitas pessoas, por causa das festas de final de ano. Três horas depois da explosão, o incêndio estava extinto e os corpos de emergência buscavam por mais vítimas entre escombros.

No local ainda acontecem pequenas explosões, porém, de acordo com a Defesa Civil são deflagrações controladas para consumir a pólvora que ficou em algumas das mais de 300 barracas do grande mercado.

Imagens da rede Televisa mostram uma série de explosões multicoloridas antes da formação de um grande cogumelo de fumaça sobre o local. Escutamos as detonações e pensamos que era uma fábrica de fogos próxima, disse à AFP Alejandra Pretel, que mora nas proximidades. Mas após cinco minutos percebemos que era o mercado.

Minhas condolências aos familiares dos que perderam a vida neste acidente e meus desejos de breve recuperação para os feridos, escreveu o presidente Enrique Peña Nieto no Twitter.

As autoridades investigam a causa da tragédia, que já aconteceu em outras duas ocasiões neste mercado. Em 15 de setembro de 2005, um incêndio e explosões destruíram o mesmo mercado. No ano seguinte, outro acidente destruiu mais de 200 barracas.

Vídeos do momento da explosão são compartilhados nas redes

O jornalista Yusnaby Pérez compartilhou, em sua conta no Twitter, os momentos em que a série de explosões atinge o mercado. Dezenas de mortos, ao menos 70 feridos e 100 desaparecidos após grande explosão no Tultepec, no Estado do México, escreveu o profissional.

Ig