EUA apreende avião presidencial de Nicolás Maduro após pouso na República Dominicana

03/09/2024 04h03 - Atualizado há 2 mêses

Segundo autoridades, compra da aeronave viola as sanções econômicas impostas ao país

Cb image default

Avião de Nicolás Maduro é do modelo Dassault Falcon 900, similar ao da imagem acima

Pedro Aragão/jet Photos (Sob Licença Creative Commons)

Autoridades dos Estados Unidos apreenderam o avião presidencial do presidente venezuelano Nicolás Maduro, após decidir que a compra da aeronave violava as sanções impostas ao país. Segundo a CNN, o avião foi levado para a Flórida, nesta segunda-feira (02), após a apreensão.

“Estamos mandando uma mensagem clara de que ninguém está acima da lei, ninguém está acima do alcance das sanções dos EUA”, afirmou um oficial do governo dos EUA que se manteve anônimo, em entrevista à CNN.

O avião é um Dassault Falcon 900 — avaliado em até US$ 40 milhões (R$ 224 milhões, no câmbio atual), de modelo similar ao usado por Neymar, e, anteriormente, por Taylor Swift — e investigações revelaram que pousou em aeroportos da República Dominicana, o que deu uma janela de oportunidade para a apreensão.

O motivo dos voos não foi revelado, mas a imprensa norte-americana divulgou que os EUA “trabalham em estreita colaboração com a República Dominicana”.

Além do avião, investigadores do Departamento de Segurança Interna dos EUA interceptaram diversos carros de luxo e outros bens nos últimos meses, após estabeleceram pesadas sanções à indústria de petróleo venezuelana.

No momento, a Venezuela vive um conturbado momento político. Os venezuelanos foram às urnas em 28 de julho e, mesmo mais de um mês depois do pleito, a nação enfrenta um impasse político entre Maduro e a oposição, representada nas eleições pelo candidato Edmundo González. Parte da comunidade internacional também não reconhece o resultado.

Até o momento, o governo venezuelano não se manifestou sobre a apreensão.

Do R7