É melhor zerar a bateria do celular e carregar até 100%? Não é bem assim

13/02/2017 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

A gente sabe: baterias são uma das maiores preocupações em termos de celulares – pesquisas recentes colocaram melhorias no item como principal desejo dos brasileiros em 2017. Como a energia dos smartphones dura pouco e temos que usar sempre os carregadores, é bom fazer direito, né?

Primeira coisa: se você deixa a bateria zerar e carrega até 100%, pare com isso.

Veja as dicas dadas pela startup I2GO, especializada em acessórios para celulares.

Separamos algumas dicas importantes:

1.Posso deixar o celular carregando à noite inteira?

Poder até pode, mas não é bom. Não tem nenhum problema deixar o celular plugado na tomada em termos de energia --os aparelhos param de receber carga quando atingem os 100%. O ruim é deixar a energia atingir 100%. As baterias de lítio atuais se desgastam quando atingem extremos - 0% ou 100%. A dica é deixar entre 20% e 80%.

2.É melhor carregar o celular com ele desligado?

Essa parece óbvia e realmente é: sim, é melhor. O aparelho desligado consome menos energia em funções como tela e aplicativos. Logo, a bateria carrega mais rápido.

3.Posso usar o celular que está carregando em dias de temporais?

Importante: não faça isso. Descargas elétricas podem atingir a rede elétrica da sua casa durante uma chuva forte e, consequentemente, afetar o celular e a pessoa que o utiliza. O recomendado é não deixar o aparelho na tomada nessas situações.

4.Tirar e colocar o celular da tomada toda hora estraga o aparelho?

Não, não tem problema você deixar o celular em uma carga mínima e alternar a ligação na tomada apenas para que ele não zere. Vale o que foi dito no início do texto: o importante é não deixar chegar sempre a 0% ou 100%.

5.Como carregar mais rápido o celular no carro?

Não espere grandes carregamentos do celular em carros --a corrente (também chamada de amperagem) é bem mais baixa. É comum que às vezes o carregamento seja mais baixo do que o uso do dispositivo em si. Ou seja, torna-se inútil. Mas usar o carregador veicular, ligado à saída do acendedor de cigarros, pode ser melhor do que usar a porta USB do rádio do carro.

6.Há alguma diferença entre as baterias externas?

Sim. É importante ter uma bateria que consiga carregar até 100% de seu smartphone --mas a regra de não deixar a carga chegar ao máximo continua valendo aqui. As baterias têm capacidades que variam de 2.200 mAh a 10 mil mAh, então é bom escolher uma com potência maior do que seu celular. E não se esqueça de deixar sempre a bateria externa carregada.

Uol