É mais barato cuidar do clima que fazer guerra, diz Lula na COP30
Presidente chamou líderes mundiais para acelerar ações climáticas; Conferência começa nesta segunda-feira (10) e vai até o dia 21
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), discursou, nesta segunda-feira (10), durante a abertura da COP30, em Belém.
Ele ressaltou a importância da realização da Cúpula na floresta. "Se os homens que fazem guerra estivessem aqui nesta COP, eles iriam perceber que é muito mais barato colocar US$ 1,3 tri para acabar com problema climático do que para fazer guerra, como fizeram no ano passado", disse.
Antes de Lula, o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, também discursou, assim como Simon Stiell, secretário executivo do UNFCCC, chefe do clima da ONU e Mukhtar Babayev, presidente da COP29, de Baku.
"A convenção do clima retoma a sua terra natal. Pelas próximas duas semanas, belém será a capital do mundo. Trazer a COP para o coração do Amazonas foi uma tarefa árdua, mas necessária", disse o presidente.
A COP30 segue até o dia 21 de novembro, em Belém, com representantes de 194 países e da União Europeia.
Ainda durante o discurso, o presidente disse que as mudanças climáticas causam ainda mais desigualdades. "O aquecimento global pode empurrar milhões de pessoas para a fome e a pobreza, fazendo retroceder décadas de avanços. A emergência climática é uma crise de desigualdade. Mudar pela escolha nos dá a chance de um futuro que não é ditado pela tragédia", disse o presidente.
Pamela Cadamuro, da CNN Brasil, Laura Molfese, da CNN Brasil*, São Paulo
