Desconfiada, família abre caixão em velório e descobre troca de corpos

28/12/2025 11h46 - Atualizado há 2 horas

O caso ocorreu no último dia 23, em Capinzal (SC). A confusão só foi resolvida dias depois, com o auxílio da polícia

Cb image default
Antonio Hugo/Getty Images

No último dia 23, um velório em Capinzal, município localizado no oeste de Santa Catarina (SC), virou um pesadelo para uma família após um engano grave interromper a cerimônia fúnebre.

Após desconfiarem que o corpo velado não era do familiar, os parentes decidiram abrir o caixão e descobriram que velavam um desconhecido.

De acordo com informações da Polícia Militar de SC (PMSC), os familiares contaram aos policiais que não tiveram autorização para reconhecer o corpo no Instituto Médico-Legal (IML) de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul e, por isso, estavam desconfiados acerca da identidade de quem estava dentro do caixão.

Durante o velório, o irmão da pessoa que supostamente estava no caixão lacrado decidiu abrir o objeto, já no cemitério e, ao fazê-lo, percebeu que não era o irmão que estava ali.

A polícia foi acionada para verificar o que teria ocorrido. A Polícia Civil, então, solicitou que a Polícia Científica fosse até o local.

Na última quinta (25), a Polícia Militar voltou a ser chamada para acompanhar a chegada do corpo correto, que foi reconhecido e pôde, finalmente, ser velado. Os corpos haviam sido trocados por engano. O cadáver que estava no caixão da família retornou de Santa Catarina a Caxias do Sul.

Letícia Guedes

METRÓPOLES