Datafolha: aprovação de Lula sobe e empata com a desaprovação em 48%
Avaliação do trabalho de Lula no Executivo federa é considerada estável em relação a julho; avaliação do político teve pico do ano com 33%
A aprovação do trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Executivo federal subiu e empatou com a desaprovação. Agora, as duas avaliações tem 48%, segundo pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta quinta-feira (11). Em julho, quando o último levantamento foi divulgado, 46% diziam aprová-lo e 50% pensavam o contrário.
Em abril deste ano, as avaliações quase empataram, com 49% de desaprovação e 48% de aprovação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais e para menos.
A pesquisa ouviu 2.005 pessoas com mais de 16 anos em 113 cidades entre segunda-feira (8) e terça-feira (9).
Avaliação do governo
Já a avaliação do governo subiu para 33% — o maior índice do ano —, perante a reprovação de 38%.
O Datafolha mostra que o perfil da aprovação do governo manteve as linhas gerais do eleitoral do petista: Lula é mais bem avaliado entre nordestinos (45% de ótimo/bom), menos escolarizados (40%), entre quem tem de 45 a 59 anos (40%) e mais pobres (39%).
Do outro lado, os que reprovam seu trabalho são, em maioria, os sulistas (52%), os evangélicos (52%), os mais ricos (de 47% a 51% entre as três faixas com renda acima de 2 salários mínimos mensais) e quem tem curso superior (46%).
A pesquisa demonstra que, em comparação com julho, a avaliação do petista pulou de 38% para 45% de ótimo/bom no seu fiel eleitorado do Nordeste, segmento com margem de erro de quatro pontos.
Guilherme Gama, da CNN, São Paulo