Cuidados com os e-mails que você recebe e com o que você responde

23/05/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

Estão circulando, cada vez mais, e-mails com os mais variados golpes. Muitos deles chegam a passar uma confiabilidade muito grande, devido a variedade de informações, neles contidas, que levam as vítimas a acreditar que são verídicas.

Circulam e-mails supostamente enviados pela Polícia Civil, Polícia Federal, Receita Federal, empresas de cobranças, cartórios, bancos, além de supostos benfeitores oferecendo altas somas em dinheiro, vindas de contas no exterior.

Em alguns aparecem links onde se escondem programas destinados a roubar informações, como senhas e documentos contidos nos PCs dos usuários. Em outros são estelionatários, quase sempre estrangeiros, que oferecem parcerias para recebimentos de grandes somas em dinheiro.

As entidades e empresas acima citadas, frequentemente informam que não enviam esse tipo de correspondência e a Polícia Federal alerta para os e-mails recebidos de fora do país, pois existem quadrilhas, principalmente em países africanos, especializadas nesse tipo de golpe.

Veja abaixo alguns e-mails recebidos, que caracterizam a tentativa de golpe: