Crise impulsiona EAD e segmento cresce progressivamente

18/02/2016 00h00 - Atualizado há 4 anos
Cb image default
Divulgação

Buscar uma formação sólida é uma necessidade básica no cenário atual, quando o mercado de trabalho apresenta diversos segmentos em crise. Com a presença de mão de obra qualificada, as vagas de emprego ficam muito disputadas, com uma oferta de profissionais maior do que a demanda de trabalho. Por isso, é preciso pensar sempre em uma forma de se diferenciar diante dos demais candidatos.

Como nem todas as pessoas possuem tempo livre necessário para frequentar aulas e cursos, as opções de ensino a distância (EAD) estão sendo cada vez mais procuradas. A flexibilidade em relação às disciplinas e avaliações é um dos principais motes das instituições que oferecem essa modalidade de curso, o que a torna uma opção bastante viável para pessoas que já trabalham ou que deseja complementar o currículo. De acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Ensino a Distância (ABED), o crescimento desse tipo de curso girou em torno de 25% em 2015, em comparação ao ano anterior.

O valor das mensalidades é outro diferencial. Em geral, os cursos a distância custam até 70% menos que as opções presenciais. Como a universidade não possui tantos gastos com instalações e professores, a economia é repassada no valor de investimento, resultando em parcelas mais baixas e mais atraentes aos olhos dos alunos.

O aumento do acesso à internet é outro responsável pela consolidação e crescimento da educação a distância no Brasil. A possibilidade de obter conteúdos e aulas a partir de computadores e dispositivos móveis faz com que a captação de informações e a realização de atividades sejam fáceis e rápidas. Mesmo que o aluno não tenha muito tempo livre, é possível conciliar os estudos com os momentos de folga ao longo da semana.

Os alunos também se sentem atraídos por essa modalidade devido à validade do diploma e do reconhecimento do MEC (Ministério da Educação). Com o aval do órgão, os cursos oferecem diplomas válidos em todo o território nacional, sendo respeitados e bem avaliados por empresas na hora da contratação.

A Tribuna News