Coreia do Norte suspende diálogo com a Coreia do Sul
Governo de Pyongyang cita exercícios militar conjunto para justificar suspensão de conversas de alto nível
A Coreia do Norte anunciou nesta terça-feira (15) ter suspendido as conversas de alto nível com a Coreia do Sul planejadas para a quarta-feira (16).
De acordo com a agência coreana KCNA e com a Reuters, Pyongyang justificou a decisão pela realização de exercícios militares conjuntos entre Seul e Washington.
Uma espiã da Coreia do Norte na década de 1980, Kim Hyun-hui explodiu, com a ajuda de um segundo agente, um avião com 115 sul-coreanos meses antes dos Jogos Olímpicos de Seul de 1988. Arrependida, hoje ela vive escondida na Coreia do Sul e anda constantemente sob proteção de seguranças, com medo de possíveis retaliações de seu país natal.
Mais de 30 anos depois do incidente, que ela define como a cruz que precisará carregar para o resto da vida, Hyun-hui defende que as iniciativas de diálogo e paz que surgiram como os jogos olímpicos são falsas.
Claro que é falso, o único objetivo da Coreia do Norte é completar seu programa nuclear. Eles não pensam em nada além de armas nucleares. A Coreia do Norte não vai mudar por diálogo, afirmou à BBC. Ela não vai mudar com palavras macias, somente a pressão vai funcionar na Coreia do Norte.
Com informações BBC e Notícias ao Minuto
Imagem