Conheça a história por trás da simbologia dos anéis de formatura

24/11/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

A conclusão do curso universitário representa uma grande transição para a vida adulta, depois de uma etapa de muito estudo e esforço para a conquista do diploma. Uma das tradições que permanece bastante atual para esse momento é presentear o formando com um anel de formatura, que possui formatos, símbolos, cores e pedras específicas correspondentes a cada um dos cursos de graduação.

Essa simbologia representada pela joia surgiu em 1835, por meio de um grupo de alunos da academia militar americana West Point. O anel de formatura desempenhava a função de representar o período que os alunos passaram juntos e a tradição surgiu a partir da repercussão dessa história.

Inicialmente, somente homens tinham acesso a esse tipo de anel, principalmente porque eram raros os casos de mulheres que frequentavam a universidade, quando surgiu a tradição. Com o passar do tempo, o acesso à universidade se tornou igualitário entre os gêneros e modelos femininos de anéis de formatura passaram a ser fabricados, popularizando-se.

Normalmente, são os próprios pais que presenteiam seus filhos quando eles concluem o curso universitário e assumem definitivamente uma profissão para a vida e o anel de formatura representa a importância desse momento tanto para quem terminou a faculdade quanto para os familiares que apoiaram o jovem na conclusão dessa trajetória.

Confira a lista de quais são as respectivas pedras e cores para alguns dos cursos mais populares no Brasil:

Rubi: Jornalismo, Direito.

Ametista: Sociologia, Biblioteconomia, História, Ciências Sociais, Pedagogia, Design de Moda, Geografia, Hotelaria, Letras.

Esmeralda: Veterinária, Fisioterapia, Nutricionista, Medicina, Bioquímica, Enfermagem, Fonoaudiologia, Biomedicina.

Granada: Odontologia

Água Marinha: Economia

Topázio: Farmácia, Filosofia

Safira azul: Matemática, Sistemas de Informação, Administração, Artes Cênicas, Relações Internacionais, Artes Plásticas, Psicologia, Física, Educação Artística, Astronomia, Biologia, Química, Ciências, Ciências da Computação, Aeronáuticas, Meteorologia, Comércio Exterior, Publicidade, Engenharia, Educação Física, Fotógrafo.

Fonte: A Tribuna News