Concurso público pode ser uma alternativa para a crise econômica
A situação econômica do país fez muita gente repensar os rumos da carreira. Principalmente com as limitações e a recessão, que têm impactado diretamente em diversos setores da economia.
Como uma alternativa ao mercado e em busca da estabilidade, muita gente tem optado pelas carreiras públicas. Trabalhar em órgãos do estado apresenta diversas vantagens, principalmente para quem deseja se focar em planos de carreira e a garantia por um tempo maior. Para isso, é preciso enfrentar uma grande concorrência nos concursos públicos, espalhados por todo o país e com foco em diferentes áreas.
A expectativa para esse ano não é nada positiva. Números do Banco Central apontam para uma retração durante esse ano, com o boletim Focus que tem expectativa de retração de 3,45% no Produto Interno Bruto.
Tudo isso ocasionado pela crise em diversos setores, entre eles a indústria, que prevê baixa de até 4,5% para esse ano. Tudo isso criando um ambiente de inseguranças e grandes dúvidas principalmente para quem está começando a carreira agora ou ingressando no mercado de trabalho.
Ao mesmo tempo, a inflação já manifesta seus efeitos nas compras. Segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o valor ultrapassa os 7%. O valor já chega a surpreender muita gente, com os aumentos sentidos em todos os estabelecimentos comerciais. O teto previsto era de 6,5% e o ideal para o período foi calculado em 4,5%. O que leva muita gente a se preocupar também com os gastos futuros.
Remuneração Uma das grandes vantagens desse tipo de carreira é justamente a remuneração. Ela geralmente é alta e acompanha reajustes. Somado a isso estão características como aposentadoria particular, plano de saúde, vale-transporte e vale-alimentação ou refeição, por exemplo.
Os valores, quando comparados a diversas carreiras do mercado, geralmente são acima da média e conseguem garantir um bom poder de compra para quem investe nesse tipo de carreira.
Estabilidade A estabilidade desse tipo de emprego é um dos principais fatores. Isso se refere, principalmente, a demissões e até mesmo a falência que muitas empresas podem estar sujeitas.
Esse benefício é garantido pela própria Constituição. É garantido depois de 3 anos de execução das funções do cargo. Ou seja, esses primeiros anos têm o nome de estágio probatório. As demissões só ocorrem no caso de falhas muito graves ou ocorrências que infrinjam regras do cargo.
Uma das grandes vantagens é justamente ingressar nesses cargos sem a necessidade de uma experiência prévia. A aprovação é baseada nos testes de conhecimento, que funcionam como uma forma de seleção desses profissionais para os cargos.
Concursos
Os concursos públicos são o grande desafio para ingressar nesse emprego tão disputado. Por isso, vale sempre a pena recorrer a cursos preparatórios. Eles podem ser feitos até mesmo pela internet, como aqui . O auxílio que trazem é justamente a possibilidade de ter um conhecimento mais focado nesses testes.
O próprio estilo de questão e os temas mais abordados podem ser estudados. A web beneficia muito, principalmente para quem não dispõe de tanto tempo e capital para investir. Por isso, vale a pena fazer essa pesquisa e garantir todo o preparo para enfrentar a concorrência e se sair bem.
A Tribuna News