Colômbia diz que envio de navios de guerra dos EUA à Venezuela é "erro"

21/08/2025 05h55 - Atualizado há 1 dia

Presidente Gustavo Petro afirma que mobilização não resolverá problemas de tráfico de drogas

Cb image default
• CNN

O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, disse na terça-feira (19) que a decisão do governo dos EUA de enviar três navios de guerra perto da costa da Venezuela é um "erro", pois não resolverá os problemas de tráfico de drogas na fronteira americana.

Três destróieres de mísseis guiados “U.S. Aegis” chegarão à costa da Venezuela como parte de um esforço para enfrentar as ameaças dos cartéis de drogas da América Latina, informaram duas fontes sobre o assunto na segunda-feira (18).

O presidente Donald Trump queria usar os militares para ir atrás das gangues de drogas da América Latina que foram designadas como organizações terroristas globais.

O Ministério das Comunicações da Venezuela não respondeu imediatamente a um pedido de comentários. Sem se referir aos navios de guerra, o presidente venezuelano Nicolás Maduro disse na segunda-feira (18) em um discurso que a Venezuela "defenderá nossos mares, nossos céus e nossas terras." Ele fez alusão ao que chamou de "a estranha e bizarra ameaça de um império em declínio."

Trump fez da repressão aos cartéis de drogas um objetivo central de sua administração como parte de um esforço mais amplo para limitar a migração e proteger a fronteira sul dos EUA.

Da Reuters - CNN