China enfrenta onda de frio extremo, com temperaturas de até 33ºC negativos
Várias cidades do norte do país apresentam condições climáticas excepcionais, e o governo faz alertas
As temperaturas em cidades do norte da China registraram mínimas históricas nesta quarta-feira (20), e as autoridades emitiram um alerta de frio extremo para grande parte do país.
A agência meteorológica nacional afirmou que as temperaturas abaixo de zero bateram recordes em cinco estações nas províncias e regiões de Shanxi, Hebei e Mongólia Interior na manhã desta quarta-feira.
Na cidade histórica de Datong, província de Shanxi, o termômetro marcou 33,2ºC abaixo de zero. No condado vizinho de Yangqu, atingiu 27ºC negativos.
As duas áreas já haviam registrado recordes de temperaturas negativas em 17 de dezembro, segundo a agência meteorológica.
Outras baixas históricas incluem -29,7ºC em Qingshuihe, Mongólia Interior; -23,3ºC em Baoding, Hebei; e -22ºC em Shunping, Hebei.
Na província de Gansu, onde um terremoto na segunda-feira (18) à noite provocou mais de 130 mortes, sobreviventes passaram a madrugada da terça-feira reunidos ao redor de fogueiras.
Muitos deles tiveram a casa destruída ou danificada pelo terremoto de magnitude 5,9, que afetou pequenas localidades próximas da capital provincial de Lanzhou.
As autoridades emitiram na quarta-feira um alerta de temperaturas baixas durante três dias em grande faixa do norte, leste e sudeste da China.
O frio brutal vem após um verão de calor recorde e de inundações devastadoras no norte do país.
por AFP - R7