Cartilha estimula uso seguro da bicicleta e traz dicas aos ciclistas

30/09/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

Estimular o deslocamento seguro e a fluidez no trânsito. Essa é uma das propostas da Cartilha Nacional do Ciclista, lançada recentemente. Composta por 10 capítulos, a cartilha reúne um conjunto de informações úteis para que as bicicletas e automóveis possam conviver em harmonia no perímetro urbano.

Logo nas páginas iniciais o leitor encontra alguns motivos para utilizar a bicicleta como meio de transporte. Além de melhorar o problema da mobilidade, o uso desse veículo tem custo acessível, não polui e traz benefícios à saúde.

O segundo capítulo traz orientações aos ciclistas sobre os acessórios de segurança. Pelo Código de Trânsito Brasileiro, são obrigatórios os seguintes itens: sinalizações noturas refletivas, campainha ou buzina e espelho retrovisor. A cartilha também aborda os itens opcionais como o capacete, que garantem segurança ao ciclista.

Mais adiante na publicação, estão dicas para que se possa pedalar tranquilamente. Isso inclui explicações sobre a rede cicloviária, seu funcionamento e a sinalização de trânsito. A Confederação Nacional de Municípios (CNM) acredita que o material pode auxiliar os entes federados na organização dos deslocamentos dos ciclistas.

Download gratuito

O material é ilustrado para facilitar a compreensão e pode ser baixado gratuitamente. Quem elaborou foi a Secretaria Nacional de Transportes e Mobilidade de Urbana (Semob) do Ministério das Cidades em parceria com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

Agência CNM, com informações do Ministério das Cidades