Brasileiros vencem torneio internacional de robótica do Uruguai
Estudantes do Serviço Social da Indústria (SESI) de Birigui (SP) foram os grandes campeões do Aberto Internacional de Robótica do Uruguai. Numa disputa com mais de 60 times de diversos países como Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Israel e África do Sul, venceu a determinação da equipe Big Bang. Os paulistas também ficaram em primeiro lugar na categoria Desafio do Robô.
A disputa contou com dobradinha brasileira no pódio. O 2º lugar geral foi conquistado pelos gaúchos da Tecnoway, da Rede Caminho do Saber, de Caxias do Sul (RS). O time também conquistou o 1º lugar no prêmio Desempenho do Robô. A competição foi realizada entre os dias 30 de maio e 1º de junho, em Montevidéu.
A estudante Luiza Valença Colvara, 13 anos, diz que a Tecnoway trabalhou duro para conseguir os prêmios. Organização, metas, busca pela melhoria do nosso robô e o trabalho em equipe foram essenciais para esse resultado, afirma. Para a técnica, Alexandra Valença Colvara, a equipe encerra a temporada com chave de ouro. Estamos muito felizes por todo esse reconhecimento do nosso trabalho. Fomos recebidos com festa pelos pais dos alunos e a comunidade escolar em Caxias do Sul, diz.
A equipe Tecnoway no pódio bem brasileiro no Uruguai
Para o diretor de Operações do SESI, Paulo Mól, os resultados demostram a excelência dos brasileiros em robótica educacional. As conquistas dos nossos estudantes em torneios internacionais como este do Uruguai e também nos Estados Unidos mostram que o SESI está no caminho certo ao investir em robótica. Estamos formando profissionais que estarão prontos para o futuro, avalia.
A classificação para o Uruguai foi conquistada durante a participação das equipes no Festival SESI de Robótica, entre 15 e 17 de março, no Rio de Janeiro.
MAIS PRÊMIOS PARA O BRASIL - Outras equipes brasileiras também foram premiadas no Aberto do Uruguai. A equipe Robocamb, do SESI de Alagoas, ficou em primeiro lugar no prêmio Gracious Professionalism, que reconhece os estudantes que compartilham ideias e interação com outras equipes.
“É a primeira vez que uma equipe de robótica alagoana conquista, num torneio internacional, uma premiação em 1° lugar. Voltamos para o Brasil muito felizes por termos alcançado mais essa conquista”, conta o professor de robótica da Rede SESI Alagoas, Eduardo Monteiro Cerqueira.
Mais do que uma grande vitória, foi um fim de semana de muito aprendizado. “Ficamos entre as dez melhores equipes de todo o torneio. Após as reavaliações e últimos rounds temos a alegria de ter obtido muito conhecimento e compartilhado nossas experiências com inúmeras equipes”, destaca a aluna Joyce Sapucaia, 16 anos.
Aberto Internacional de Robótica do Uruguai
Prêmios
Equipes
Campeão
Big Bang (SESI/SP)
Vice-campeão
Tecnoway (Rede Caminho do Saber /RS)
Categorias
1º lugar - Desafio do Robô
Big Bang (SESI/SP)
1º lugar - Desempenho do Robô
Tecnoway (Rede Caminho do Saber /RS)
1º lugar - Gracious Professionalism
Robocamb (SESI/AL)
1º lugar - Programação
Biotech (SESI/SP)
1º lugar - Trabalho em Equipe
X-Force (SESI/SP)
1º lugar - Design de Robô
Legofield (SESI/DF)
3º lugar - Programação
Galilegos (Colégio Santa Inês /RS)
Já os estudantes da equipe Biotech, do SESI de Barra Bonita (SP), ficaram em primeiro lugar no prêmio de Programação. O primeiro lugar em Trabalho em Equipe ficou com os jovens da X-Force, do SESI de Bauru (SP). A equipe Legofield, do SESI de Brasília, também ficou em 1º na categoria Design do Robô e os gaúchos da Galilegos, do Colégio Santa Inês, de Porto Alegre, ainda conquistaram o 3º lugar no prêmio de Programação.
A equipe do SESI de Brasília ficou em 1º na categoria Design do Robô
REFERÊNCIA MUNDIAL EM ROBÓTICA - Nesta temporada, os brasileiros já conquistaram prêmios no Mundial de Robótica, em Houston (EUA), no torneio de Arkansas (EUA) e no Aberto Internacional da Turquia. Equipes do Brasil participam ainda de mais três competições internacionais: Aberto do Líbano (junho), Aberto da Ásia, na Austrália, e o Torneio de West Virginia (Estados Unidos), em julho.
Por: Sirlei Pires
Com informações da FIEA
Fotos: Plan Ceibal, Anderson Barbosa e Benedito Aragão