Brasil vai doar aeronaves da PF e da Marinha para Uruguai e Paraguai

13/01/2026 05h42 - Atualizado há 16 horas

Equipamentos são considerados obsoletos pelo governo brasileiro; doação foi autorizada pelo Congresso Nacional

Cb image default
Helicóptero Bell 412 Classic • Polícia Federal

O governo brasileiro vai doar quatro aeronaves da PF (Polícia Federal) e da Marinha para o Paraguai e o Uruguai, seguindo decisão dos Ministérios da Defesa e da Justiça, com o aval do Congresso Nacional. A decisão está no Diário Oficial da União desta segunda-feira (12).

De acordo com o texto, serão entregues dois helicópteros modelo 412 Classic fabricadas pela empresa Bell Aircraft Corporation, do Comando de Aviação Operacional da Polícia Federal do Ministério da Justiça e Segurança Pública, à República do Paraguai.

Para o Uruguai, serão doadas duas aeronaves Bell Jet Ranger III, que pertencem à Marinha do Brasil.

As aeronaves serão doadas em seu estado atual de conservação e as despesas do translado até a fronteira serão feitas por meio de dotações orçamentárias consignadas à União.

O governo ainda deve doar materiais de natureza militar do Comando do Exército para a República do Paraguai. Os itens incluem: uma passadeira flutuante de alumínio e seis Viaturas Blindadas de Combate Obuseiro Autopropulsado, modelo M108.

No documento que deu origem às doações, o governo justificou que o material é obsoleto e não representa prejuízo às Forças de segurança e de defesa brasileiras.

Leonardo Ribbeiro, da CNN Brasil, Brasília