Brasil tem 4 modelos de carros à venda que rodam sozinhos, de forma limitada; veja como é

01/08/2017 00h00 - Atualizado há 4 anos

Por mais de R$ 200 mil, Audi, BMW, Mercedes-Benz e Volvo oferecem modelos que aceleram, freiam e viram o volante sem depender de motorista, em certas ocasiões. São os chamados semiautônomos.

inda há incertezas sobre os rumos que o automóvel irá tomar no futuro. Um dos pontos de maior discussão é a direção autônoma– aquela em que o usuário coloca o destino e o carro se encarrega de levá-lo até lá, dispensando o motorista.

Este tipo de tecnologia ainda está sendo testada por várias empresas (não necessariamente fabricante de carros) em diversos países do mundo.

O que são semiautônomos?

Mas, para quem não quer esperar pelo futuro, já existem alguns carros capazes de fazer de forma autônoma algumas funções básicas. São os chamados “semiautônomos”.

Para eles, acelerar, frear, manter distância segura para o veículo a frente, ficar dentro da faixa e fazer certas curvas, dentro de certos limites, já é realidade.

No Brasil, 4 modelos estão nesse patamar: Audi A5, BMW Série 5, Mercedes-Benz Classe E e Volvo XC90. Todos são de luxo e custam mais de R$ 200 mil. Há alguns carros menos caros que têm parte desses recursos, mas somente esses 4 juntam todas as funcionalidades. O G1 testou esses modelos pelas ruas de São Paulo: assista no vídeo como eles se saíram e saiba mais sobre os carros abaixo.

Audi A5 (Foto: Marcelo Brandt/G1)

BMW Série 5 (Foto: Marcelo Brandt/G1)

Mercedes Classe E (Foto: André Paixão/G1)

Volvo XC90 (Foto: Celso Tavares/G1)

Imagem ilustrativa http://adrenaline.uol.com.br

Por André Paixão, G1

g1.globo.com