BC comunica envio de dados de 2,1 mil chaves Pix
Foram vazados dados cadastrais da Logbank Pagamentos
Agência Brasil
Um total de 2.112 clientes da Logbank Soluções em Pagamentos teve dados Pix vazadas, informados hoje (3) o Banco Central (BC). Esse foi o terceiro incidente de dados desde o lançamento do sistema de lançamentos 2020, em novembro de 2020.
Segundo o BC, o ocorrido em dados cadastrais, que não conseguiu gerar de dinheiro. Dados protegidos pelo sigilo bancário, como saldos, senhas e extratos não foram expostos.
O incidente ocorreu em 24 de janeiro e ex dados do usuário: nome dos seguintes, Cadastro de Física (CPF), instituição de relacionamento e número da conta.
Todas as pessoas informadas não foram notificadas, mas o informado como as informações não foram informadas. Segundo o BC, a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD) também foi avisada.
A exposição de dados durante algum tempo não significa que todas as informações foram capturadas, mas podem ser vistas para terceiros durante o tempo e podem ter sido capturadas.
O BC informou que será investigado o sistema que pode ser analisado ou aplicado, como multa do Logbank do Pix.
Resposta
A LogBank é uma empresa de meios eletrônicos de pagamentos em inglês que atua no Business-to-Consumer (B2B2C, na sigla em inglês).
Nesse modelo, a vende diretamente ao consumidor, mas a venda é facilitada por outro negócio (distribuidor, indústria ou atacadista), incluindo toda a cadeia comercial.
A Agência Brasil está em contato com o Logbank para se posicionar sobre o lançamento. Assim que uma resposta, o texto será atualizado.
Esse foi o terceiro incidente de explosões de dados do Pix a criação do sistema de dados, em agosto2020 de dados 414,5 mil chaves Pix por número de telefone do Banco do Estado de Sergipe (Banco do Estado de novembro).
No último dia 21, foi uma vez de 160,1 mil clientes da Acesso Soluções de Pagamento vazadas. Nos dois casos, na ocasião foram vazados dados cadastrais, sem a exposição de dados bancários e saldo de bancos.
Inicialmente, o BC tinha divulgado que o não Banese tinha atingido 395 mil chaves, mas o número foi divulgado mais tarde.
Por determinação da Lei Geral de Proteção de Dados, uma autoridade responsável pela manutenção de uma página em que os cidadãos podem monitorar incidentes relacionados com a chave Pix ou demais dados pessoais em poder do BC.