Análise: Governo dos EUA é criticado por medidas contra o Brasil
O analista sênior de Internacional Américo Martins avaliou, no Bastidores CNN, que membros do Brics criticam medidas unilaterais adotadas pelos EUA contra familiares de autoridades brasileiras
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enfrenta uma onda de críticas internacionais após a aplicação de sanções contra Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). A análise é de Américo Martins no Bastidores CNN.
De acordo com avaliações internacionais, as críticas às ações do governo americano tem sido manifestada de forma velada por países ocidentais e abertamente por nações que compõem o Brics.
O principal ponto de contestação é o uso de medidas unilaterais e punitivas contra autoridades brasileiras e seus familiares, pois a Lei Magnitsky foi criada para punir indivíduos associados a regimes autoritários e violações de direitos humanos, cenário que não se aplica ao Brasil.
China, Índia, África do Sul e Rússia, parceiros do Brasil no bloco, manifestaram-se de forma mais contundente contra as medidas, enquanto países ocidentais mantêm uma postura mais cautelosa para evitar confrontos com o país norte-americano.
Da CNN