À CNN Brasil, Trump promete "grande notícia" após zerar tarifaço
À CNN Brasil, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, prometeu uma "grande notícia" na sexta-feira (21).
A fala aconteceu durante uma breve conversa na sala de imprensa da Casa Branca, onde Trump apareceu inesperadamente por volta de 20h, no horário local, para cumprimentar jornalistas.
O líder americano não deixou claro se referia-se ao Brasil.
Mais cedo, Trump assinou uma ordem executiva que determina a remoção das tarifas de 40% sobre a importação de determinados produtos agrícolas brasileiros, com efeito retroativo ao dia 13 de novembro.
Dentre os produtos citados em anexo, estão inclusos café, carne bovina, petróleo, frutas e peças de aeronaves, produtos dentre os mais exportados pelo Brasil aos norte-americanos, que agora não sofrerão mais sobretaxas impostas com o início do tarifaço.
A ordem também exige o reembolso dos impostos cobrados sobre importações brasileiras a partir da última quinta-feira (13), de acordo com o texto divulgado pela Casa Branca.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores disse ter recebido a suspensão tarifária com "satisfação", e afirmou que a revogação da tarifa adicional de 40% atinge vários tipos de carne, café e diversas frutas como manga, coco, açaí e abacaxi.
"O governo brasileiro reitera sua disposição para continuar o diálogo como meio de solucionar questões entre os dois países, em linha com a tradição de 201 anos de excelentes relações diplomáticas", diz o Itamaraty, na nota.
O ministério chama a atenção para o fato de que o comunicado sobre a remoção de tarifas desta quinta (20) faz menção à conversa telefônica entre os presidentes dos dois países, em outubro, e afirma que Trump recebeu recomendações de altos funcionários sobre o "avanço inicial das negociações".
O Itamaraty pontua ainda que a medida é retroativa a 13 de novembro, "data que coincide com o dia da última reunião entre o ministro Mauro Vieira e o secretário de Estado Marco Rubio em Washington".
Blog Mariana Janjácomo - CNN
