20 milhões de Pix “desaparecem” por dia após mentiras sobre taxação

15/01/2025 05h39 - Atualizado há 20 dias

Média diária de transações nos últimos sete dias caiu 12,3%, mostram dados do Banco Central

Cb image default
Logo do Pix em celular • Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Em meio às mentiras relacionadas ao Pix, o volume de operações registradas no Banco Central caiu expressivamente nos últimos dias. A média diária de operações realizadas nos últimos sete dias até ontem (14) ficou em 168,5 milhões.

O volume representa queda de 10,6% na comparação com a mesma média do mês anterior. Isso indica que cerca de 19,9 milhões de Pix deixaram de ser feitos a cada dia na comparação com dezembro.

Essa queda acentuada pode ser atribuída à disseminação de notícias falsas sobre a cobrança de taxas no Pix, o que gerou incerteza e desconfiança entre os usuários. Em dezembro, a média diária de transferências via Pix era de 188,5 milhões até o mesmo dia 14.

Os números do BC mostram que a média de sete dias das operações registrou na terça-feira, 14, a 17ª queda seguida na comparação com igual média de um mês antes.

Janeiro é um mês tipicamente mais fraco na economia, com menor movimentação financeira em comparação com dezembro, quando o pagamento do 13º salário e as compras de fim de ano aquecem o consumo.

Os dados do BC, porém, indicam que houve queda da movimentação até mesmo na comparação com novembro de 2024. Ou seja, dois meses antes – uma comparação entre meses mais parecidos em termos de movimentação financeira na economia.

Na comparação com novembro, o número de transferências via Pix caiu 4,3%. Em termos nominais, a queda é de 7,5 milhões.

Blog Fernando Nakagawa da CNN