Cuide de sua ansiedade!

13/03/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

A ansiedade é uma constante na vida de todos nós.

A ansiedade em si mesma não é prejudicial, pelo contrário, uma determinada intensidade de ansiedade pode ajudar-nos a elevar o nosso desempenho em algumas tarefas. A ansiedade pode alertar-nos, ativar-nos, mobilizar-nos a energia e atenção face a um objetivo exigente e significativo. É na interpretação dos seus sintomas e na análise daquilo que sentimos, que a ansiedade pode tornar-se prejudicial.

Quando a pessoa começa a implementar a estratégia de evitamento como uma solução para a diminuição da sua ansiedade, pouco a pouco, pode começar a abandonar algumas atividades que eram importantes e significativas na sua vida.

Apresento algumas estratégias de evitamento que você pode estar utilizando. Pondere sobre a possibilidade de extingui-las, caso sinta que o prejudicam:

1. Você evita tomar ações que desencadeiam memórias dolorosas do passado.

Ainda que isso possa ser uma decisão consciente, se é tomada por condicionamento do passado e por reação, provavelmente irá gerar dor emocional.

Ainda que possa parecer uma estratégia de proteção, evitando magoar-se, ao mesmo tempo a pessoa está tomando a decisão de restringir a sua vida abrindo mão de estar receptiva a um envolvimento.

2. Você tornou-se hipervigilante a falhas, erros ou possíveis ameaças ao seu ego.

Este tipo de comportamento de evasão pode conduzi-lo à paralisia da ação, inibindo a grande maioria das iniciativas.

O medo do fracasso pode tornar-se num obstáculo ao desenvolvimento pessoal, profissional e emocional.

3. Você evita situações de confronto e de afirmação das suas ideias.

As pessoas que ficam muito preocupadas com o possível desagrado por parte dos outros, evitando expor as suas opiniões ou decidir em oposição às ideias dos outros, podem ter desenvolvido ansiedade à rejeição. Podem ter necessidade de aceitação constante para se sentirem valorizadas.

4. Você tem tendência a parar de trabalhar num objetivo, quando um pensamento que provoca ansiedade vem à tona.

A expectativa de ineficácia pode fazer disparar a ansiedade cognitiva. A ansiedade cognitiva tem a ver com os pensamentos negativos, de incapacidade, de dúvida, de incerteza, de falta de confiança, que são associados aos sintomas de ansiedade sentido no corpo e ao medo de falhar.

Leve em consideração que este tipo de pensamentos são frequentes quando se trabalha com metas difíceis. E, que a ansiedade sentida pode ser benéfica se a utilizar a seu favor.

5. Você evita sentir sensações estranhas.

Você evita conversas potencialmente embaraçosas, não tanto porque você teme as consequências, mas porque você tem uma tendência a evitar qualquer sentimento de estranheza.

Quando você começar a permitir-se experimentar constrangimento, algum tipo de embaraço ou exposição, provavelmente vai perceber que não é tão ruim assim e que consegue lidar positivamente com isso.

6. Você evita iniciar uma tarefa, quando não sabe como vai terminar ou se será bem sucedido.

Não se preocupe com todos os passos, por vezes o importante é começar. No inicio dos processos, levantar questões viradas para o futuro podem fazer disparar a ansiedade de forma desmedida. Por exemplo: “Será que o meu esforço valerá a pena?” Esta é uma pergunta sem resposta, nada nem ninguém poderá saber no momento presente, algo que só poderá ser comprovado no futuro.

7. Você evita determinadas sensações físicas.

Usualmente a excessiva monotorização sobre as sensações físicas incômodas, deve-se à associação negativa que se faz das mesmas, provavelmente porque numa experiência passada gerou grande desconforto ou perda de controle ou ansiedade elevada. 

Pondere informar-se melhor acerca do medo das suas sensações físicas, certamente criou uma ideia errada acerca do possível dano que essas sensações podem causar-lhe.

8. Você evita entrar em situações que podem desencadear pensamentos do gênero: “Eu não sou o melhor. Eu não sou tão bom quanto as outras pessoas.”

Se a sua noção de autoestima é baseada em ser melhor do que as outras pessoas na grande maioria das áreas da sua vida, certamente irá deparar-se com inúmeras situações que desencadeiam a comparação social desfavorável.

Isso pode realmente afastá-lo das coisas em que sente dificuldade ou julga não ser tão bom quanto os outros. Este tipo de comportamento pode impedi-lo a melhorar-se, ou a melhorar os seus pontos fracos.

Mensagem: Se você expressa alguns desses tipo de comportamento de evitamento, pondere expor-se a situações onde pode não ser tão bom quando desejável, mas em que se compromete a aprender e a melhorar.

Por vezes, algumas pessoas vão desenvolvendo o perfeccionismo desmedido, o que causa grande sofrimento, dado que a pessoa espera ser perfeita em tudo o que faz. Como o termo perfeição é uma avaliação subjetiva e pessoal, a pessoa pode criar parâmetros fora da realidade, que raramente consegue alcançar.

Podemos ajudar, conto com você nesta caminhada rumo à melhoria da sua qualidade de vida.