A Verdadeira Força

02/04/2015 00h00 - Atualizado há 4 anos

Você pode conseguir desenvolver força emocional ao longo da sua vida.

Para sermos fortes emocionalmente, temos de conseguir lidar com a vasta diversidade de sentimentos e emoções negativas que vamos sendo alvo. À medida que vamos exercitando nosso controle emocional, vamo-nos fortalecendo.

Ser forte não é não sentir tristeza, mas sim aprender a abraçá-la quando ela se faz sentir, dando-lhe a atenção necessária para que possa ter um melhor entendimento no sentido de encaminhá-lo para as ações que possam restabelecer o seu equilíbrio emocional.

A verdadeira força toma lugar na nossa vida quando nossa força emocional aumenta. Ficamos capacitados através da exercitação emocional para lidar com as situações desagradáveis e incômodas com que nos vamos deparando.

Esta é a força de um guerreiro, a força de um pai sábio. A tristeza vai passar, como todas as emoções, mas vamos continuar mais fortes e mais sólidos na nossa capacidade de viver, e aceitar o que é. E, o que é, é aquilo que sabiamente o nosso corpo sente.

Para Guardar: Se sabiamente na nossa mente e através da estruturação adequada dos nossos pensamentos conseguirmos compreender a mensagem contida nos sentimentos negativos, certamente facilitaremos a sua aceitação e evitamos que se transforme em sofrimentos.

Os sentimentos não são bons nem maus, são apenas informação.

Esta afirmação pode parecer demasiado romântica, à primeira vista sim. Mas, se aprofundarmos um pouco a análise dos benefícios dos sentimentos e sensações incômodas que sentimos em nosso corpo, é razoável afirmar que são vitais para uma vida apaixonada, motivada e satisfatória.

Os sentimentos negativos e incômodos que nos geram dor emocional podem fornecer informações úteis para guiar-nos ao longo da vida. As emoções e sentimentos negativos tendem a ser melhores servos do que mestres, melhores navegadores do que condutores.

Quando damos atenção demasiada aos sentimentos negativos, quando nos fundimos a eles e passamos a agir de acordo com a incapacidade que eles nos transmitem, ficamos desconectados do pensamento mais racional, mais objetivo, podendo levar-nos a agir imprudentemente ou de forma desajustada aos nossos objetivos de vida.

Tente pensar sobre os fatos do que está acontecendo, tanto dentro de você como ao seu redor. O que está na verdade na raiz desse incômodo:

O que você não tem?

O que você perdeu, ou o que você julgava conseguir?

O que você está evitando?

O que você tem medo ou o que você não é capaz de fazer?

O quanto a situação complica a sua vida, o quanto o diminui, o quanto o angustia?

Se você está tão ofuscado pelos seus sentimentos que não consegue ver claramente, responder às questões anteriores e/ou falar sobre isso com alguém da sua confiança pode ser bastante benéfico.

Então, quando você fica alarmado com os seus sentimentos negativos, quando permite vive-los e não os avalia de forma prematura, catalogando-os como catastróficos ou incapacitantes, o coaching é a melhor forma para supera-los e encontrar a verdadeira força emocional.